email Facebook feedsraptrreddit twitter

12 Novembro 2004


Megalitos

Afinal o que são megalitos? Obra de civilizações antigas, ou de extraterrestres?

Ao que parece, existiram diversos focos de megalitismo no mundo: Europa Ocidental, Malta, África central, América do Sul, etc.
Os primeiros megalitos foram erguidos por volta do V milênio antes da nossa era. Tais monumentos tornaram-se símbolos, ao redor dos quais se desenvolveram sociedades neolíticas. Alguns dolmens irlandeses (New Grange e Knoth) ou Armoricanos (Gavrinis) apresentam lajes cinzeladas e decoradas com motivos feralmente curvilíneos, representando machados e uma divindade feminina.




Stonehenge

O mais conhecido e dos mais antigo circulo de pedras, é o Stonehenge, na planície Salisbury, ao sul da inglaterra. Acredita-se que foi construído entre os anos 1900 e 1400 A.C., em 3 etapas distintas, uma no final do neolitico (2.400A.C.) e as duas outras na Idade do Bronze (1.900 e 1.700 A.C) e consiste, como a maioria dos megalitos, em diversos anéis concêntricos de pedra que circundam um grupo de grandes pedras verticais em formato de ferradura e uma outra ereta, a pedra Hell, situada a nordeste. O maior dos círculos, mede 32m de diâmetro.
A orientação do monumento (nascimento do sol no solstício do verão no eixo de entrada), faz supor que se trata de santuário solar.

Mas o Stonehenge não é o único megalito no Reino Unido. Na Escócia também existem vários, como o Callanish, nas Ilhas Hébridas.




Callanish, foto de Joanne Mackenzie

Eles parecem ter servido tanto como centro religioso quanto como observatório astronômico. Os principais tipos de megalitos sãp: os menires, pedras aplainadas comemorativas ou balizas de sistemas retilíneos (alinhamentos) ou circulares (círculos ou cromlecs), interpretados como santuários de cultos astrais (Carnac e Stonehenge); os dolmens, monumentos funerários, comumente recobertos por um tumulus; formam às vezes aléias cobertas.




New Grange


Categorias : Escócia - Geral

Compartilhe este link:         Permalink  

Pingbacks:

Sem Pingbacks para esse post ainda...



Comente Comente via Twitter ou Facebook.    



detalhes do post: Megalitos

 
 
 
 
BUSCA

 
 
 
 
 
HighlanderBR Page 2000 - 2014. Proibida reprodução sem consulta prévia.
Powered by b2evoltion - Social Icons by Linkware