email Facebook feedsraptrreddit twitter

08 Outubro 2010


Minecraft

Como um jogo com gráficos que lembram o primeiro Doom e que não tem um objetivo definido pode estar conquistando jogadores pelo mundo afora?

Quando eu vi as primeiras pessoas comentando, fui dar uma olhada no site oficial e não me interessei. Nem mesmo quando o pessoal da Valve disse que o jogo era culpado pelo atraso de um dos updates do TF2 (eles estariam passando mais tempo jogando Minecraft do que fazendo o update).

Quando me deparei com os videos postados por esse cara abaixo, aí a casa caiu:

Vendo alguém jogar pela primeira vez, finalmente consegui entender o jogo e ficar com vontade de experimentar (na página oficial, você pode pelo menos praticar a parte de construção de graça). Tanto que acabei comprando ele uma semana depois.

Afinal o que é minecraft? Como eles chamam, é um "Sandbox" (caixa de areia), onde você é livre para inventar o seu próprio jogo. Existem vários tipos de materiais que podem ser extraídos do ambiente do jogo, como madeira, pedras, carvão até os mais raros, como ouro e diamantes.

Cada um deles serve para coisas diferentes, e você pode criar (craft) ferramentas e outras coisas para ajudar no seu "trabalho".

Uma das formas de melhor entender o game, são os tutoriais de como sobreviver à primeira noite. Sim, porque se de dia você tem a companhia de porcos, vacas e galinhas, à noite zumbis, esqueletos e outros creepers (todos pixelados) saem à sua caça.

Para sobreviver à primeira noite, primeiro você deve achar um bom lugar para construir o seu abrigo. Após achar, comece a recolher material para sua primeira noite: terra e madeira são os ideais para começar, com eles você pode criar o seu abrigo e fazer suas primeiras ferramentas para começar a extrair pedras. As ferramentas podem ser feitas de madeira, pedra, metal ou diamante, cada uma mais eficiente e resistente.

Assim que tiver algumas picaretas prontas, comece a procurar carvão. Com ele será possível criar tochas, para iluminar o seu abrigo à noite. Construa um não muito grande, com uma abertura no teto para poder ver o amanhecer. É simples construir, apenas empilhe as pedras ou pedaços de terra formando uma "caixa", e se enfie lá dentro.

Procure ter alguns recursos para ter o que fazer à noite, como mais ferramentas, armários para guardar o que você recolhe e o mais importante, uma mesa para poder criar objetos mais complexos. Na verdade, para criar as ferramentas já é necessária a mesa, por isso faça-a logo, e construa seu abrigo em volta dela.

Ao amanhecer, saia em busca de um local para começar sua primeira mina, e ter pedras para construir uma casa com portas e janelas. Aproveite para começar a fazer ferramentas melhores, e finalmente estará pronto para buscar minérios preciosos nas profundezas da terra.

A partir daí, cada um leva o game para a direção que deseja. Alguns são mais aventureiros e gostam de explorar o mapa (que é gigante), outros gostam de construir edificações enormes e detalhadas, outros preferem criar armas e sair caçando quem te caça. Ainda há a possibilidade de criar trilhos e vagões e ir criando vias de passeio. Neste site existem todas as possibilidades de criação do game (que ainda está em desenvolvimento e tem novidades de tempos em tempos), que podem te ajudar a inventar novos modos de jogo.

No meu caso, comecei criando meu primeiro abrigo em uma caverna. Além de facilitar (só precisava de uma parede), também me deixava dentro da minha mina. Quando tinha recursos suficientes, resolvi construir uma casa em frente da mina e começar a explorar mais o mapa.

Aí, percebi que estava em uma pequena ilha, com um continente gigantesco a algum tempo da minha base. Resolvi criar uma ponte entre minha ilha e o continente. Chegando lá, criei uma pequena base avançada, para poder me abrigar à noite e guardar minhas tralhas.

Com a base avançada de garantia, pude começar a explorar o continente durante o dia, e descobri que a minha ilha era uma droga. Montanhas e mais montanhas ricas em minérios estavam por lá, e eu perdendo tempo numa ilha sem quase nada. Comecei uma mina perto da base e fui construir uma casa (que acabou se tornando um mini-castelo) no meio das montanhas.

Satisfeito com meu novo lar, comecei uma mina nova atrás do meu mini-castelo, mas dessa vez fui com técnica, ao invés de aventura. Fiz uma descida reta até chegar ao ponto mais profundo do mapa, um local onde as pedras não podem ser quebradas, e ali comecei a ampliar a mina. Achei diamantes, ouro e muito metal para construir ferramentas cada vez melhores.

E o melhor, essa mina é quase isenta de "creepers", mas tem muita lava. No momento, é fácil se perder lá dentro.

Já cansado dessa mina, resolvi fazer uma expedição ao meu antigo lar, mas como é difícil localizar onde ele está, precisarei fazer alguns preparativos. Mas isso, deixo para outro texto, porque esse já se alongou demais.

Quem quiser experimentar, o site oficial é esse. Só um aviso, o jogo ainda está na versão "alpha" (nem beta ainda), por isso é bom sempre fazer cópias dos seus saves.


Categorias : Reviews

Compartilhe este link:         Permalink  

Pingbacks:

Sem Pingbacks para esse post ainda...



Comente Comente via Twitter ou Facebook.    



detalhes do post: Minecraft

BLOGS

 
 
 
 
BUSCA

 
 
 
 
 
HighlanderBR Page 2000 - 2014. Proibida reprodução sem consulta prévia.
Powered by b2evoltion - Social Icons by Linkware